Translate

sábado, 13 de junho de 2020

Uma cidade e um homem que mudaram o destino do Brasil!

A história nos mostra que o receio da implementação do regime comunista no país foi o principal motivo para que a sociedade civil e militares se organizassem para destituir o presidente em exercício, João Goulart.

Naquela época o país, em sua grande maioria, não deseja ser desgraçada por um regime comunista. Mas, embora houvesse um consenso quanto a isso, meras reuniões a portas fechadas de importantes membros da sociedade e grandes manifestações públicas populares não foram suficientes para conter o avanço do comunismo.

Eis que então surgem destemidos soldados de uma pequena cidade e um homem para liderá-los, estamos falando do general Olímpyo Mourão Filho e as tropas da 4ª Divisão de Infantaria, de Juiz de Fora - MG, que marcharam para ocupar a cidade do Rio de Janeiro, em 31 de março de 1964.

Narra a história que o general Olímpyo Mourão Filho declarou para todo o Brasil: "Minhas tropas estão na rua!" E, após este ato se juntaram a ele outros Comandos Militares e houve um consenso com a maioria dos membros do Congresso, além do apoio massivo da sociedade, iniciando o Regime Militar.

Um homem, um comandante, uma tropa nas ruas, através desse pequeno ato o Brasil foi pacificado e prosperou nós anos seguintes.

por Pierre Lourenço.






Nenhum comentário:

Postar um comentário