Translate

quarta-feira, 8 de março de 2017

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES. PROBLEMAS ATUAIS.

O dia internacional das mulheres foi instituído no início do século passado através principalmente do movimento das mulheres trabalhadoras que perseguiam melhores condições de vida, trabalho e participação política.

Esse movimento obviamente se iniciou nos países desenvolvidos da Europa e EUA, ganhando força após o incêndio numa fábrica têxtil em Nova Iorque ocorrido em 25 de março de 1911, onde morreram 146 funcionários sendo a maioria mulheres.

De todos os movimentos sociais que já surgiram, este parece que obteve melhores resultados no Brasil, uma vez que de seus três principais objetivos conseguiu alcançar integralmente dois deles: o direito à participação política e melhores condições de vida.

A participação política hoje é integral, pois diferente que ocorria no passado, elas possuem agora direito a voto e de ser votada, tendo como maior exemplo a eleição de Dilma Rousseff como primeira presidente mulher do Brasil.

Com relação ao ultimo ponto, melhores condições de vida, quando se fala que conseguiu alcançar o objetivo refere-se a igualdade de condições, pois muito embora existam ainda milhões de mulheres na miséria, isto não se deve a questão do gênero, e sim a um problema social que abrange a toda sociedade, independente do sexo. Diferente do que ocorrida no começo do século passado onde o fato de ser mulher realmente lhe imputava uma distinção que comprometia sua qualidade de vida.

Dos três principais pilares que originaram o movimento, a meu sentir somente a questão de igualdade no trabalho, especialmente a respeito à isonomia salarial, o Brasil ainda deixa a desejar, uma vez que, segundo pesquisas recentes as mulheres continuam a receber menos que os homens quando ocupam os mesmos cargos com as mesmas funções. Mas creio que é só uma questão de tempo para essa barreira se tornar parte da história.

No entanto, hoje temos outros dois principais problemas que afetam as mulheres que deve ser combatido por todos que é a violência doméstica e os crimes sexuais.

Quando do início do movimento das mulheres acredita-se que esses dois temas não tenham sido destacados porque os crimes sexuais eram de proporções mínimas comparados aos que ocorrem atualmente. Já a violência doméstica, por ser a época uma sociedade patriarcal, esta violência não era questionada pelas mulheres, pois erradamente não era entendida como crime por muitos que entendiam ser direito do homem agredir sua esposa.

Esses dois crimes são totalmente ligados às mulheres que são vítimas na grande maioria dos casos, pois ainda são vistas com objetos sem direitos por seus agressores.

Hoje a luta de todos deve se concentrar nesses dois crimes praticados contra as mulheres, considerando que uma vez erradicado estes dois crimes as mulheres estarão à um passo de resgatar a igualdade de gênero em todas as áreas. Todos devem lutar por esta causa, pois foram gerados por uma mulher, isto é, no mínimo, todos possuem uma mãe da qual tem o dever de zelar e proteger.

Pierre Lourenço. Advogado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário