Translate

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

RESERVA AMAZÔNICA.

Cada estado tem sua riqueza e deve ser explorada, sob pena de necessitarem do suporte financeiro dos demais entes da federação.

Se a grande riqueza do estado do Pará é a exploração de minérios, essa exploração deve ser realizada, sob pena de responsabilidade fiscal do governante por não estar captando recursos que o estado possui e precisa utilizar.

Ademais, grande parte da população desse estado é composta de pobres, sendo então muito bem vinda uma atividade que gerará empregos e maior captação de impostos.

Ver os estados do Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo reclamarem chega a ser irônico, pois todos esses estados já desmataram suas reservas florestais, sendo que cada um tem sua riqueza econômica (RJ o petróleo, SP as indústrias e PR a agricultura). Além disso, qual pobre ou classe média desse país usufrui dessas reservas? Ninguém, pois somente a classe rica, composta também pelos artistas que tanto se opõem ao projeto, que possuem condições de ir aproveitar estes lugares selvagens.

Ressalta-se que todas as usinas hidroelétricas ocasionaram uma destruição de proporções gigantescas, mas nem por isso foram impedidas suas construções.

Não podemos esquecer que a reserva que está se permitindo exploração é um pequeno pedaço do estado do Pará. Lembro ainda que estudos apontaram que o oxigênio produzido pela floresta amazônica é todo consumido pela própria floresta.

É claro, a exploração deve ser feita tentando minimizar o máximo possível os impactos ambientais, transportando toda fauna para outras reservas, protegendo na medida do possível o leito dos rios e preservando o máximo possível a flora.

por Pierre Lourenço. Advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário