Translate

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

RESPEITO É TUDO.

De acordo com a ativista e líder dos direitos civis, Sra. Coretta Scott King, a homofobia "é como o racismo, o anti-semitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas". 

Se materializa a homofobia através do comportamento hostil e violento praticado contra o homossexual. Desta forma, é equivocado chamar uma pessoa de homofóbica por simplesmente não coadunar com a união gay. O que deve ser combatido é o ato de violência física e moral praticado contra qualquer pessoa, e não a filosofia ideológica por ela adotada. 

Ressalta-se que a violência física e moral contra a pessoa já é punida pela lei penal vigente, pelo que bastaria se aplicar a lei para que o agressor seja penalizado (Artigos 121, 129, 138, 139, 140 e 146, todos do Código Penal, por exemplo). O que a pessoa é ou faz não diz respeito a ninguém desde que não interfira no direito dos demais. A partir do momento que todos entenderem isso, creio que acabará o preconceito sobre qualquer rótulo e não existirá mais atos de violência por este motivo. 

Todos são pessoas, não importa a orientação sexual, sexo, religião, nacionalidade, status social ou cor da pele, sendo lícito cada um possuir uma filosofia ideológica e querer expressá-la, o que é proibido é praticar de violência física ou moral contra outra pessoa por qualquer motivo que seja.

Pierre Lourenço, advogado (texto do 2º semestre de 2014).


Nenhum comentário:

Postar um comentário