Translate

quinta-feira, 6 de abril de 2017

O MURO DE CRIVELLA. BLINDAGEM DAS ESCOLAS.

Após a morte da estudante de 13 anos, Maria Eduarda, dentro de uma escola pública em Acari - RJ, em decorrência da troca de tiros entre a PM e bandidos, o prefeito Crivella do Município do Rio de Janeiro se predispôs a reforçar os muros das escolas públicas localizadas nas favelas do Rio, a fim de garantir maior segurança aos alunos e professores, reduzindo o risco de repetição dessa tragédia.

Contudo, os opositores esquerdistas começaram a tecer fortes críticas ao prefeito por se preocupar com a segurança dos alunos, tendo, por exemplo, a ex-candidata a vice prefeita do Rio pelo Psol, Luciana Boiteux, reclamado da medida e até mesmo do valor do investimento que seria aplicado, muito embora não tenha se estimado ainda nenhum valor para a obra, parecendo que ela e o Psol se preocupam muito mais com o dinheiro do que com a vida humana.

Segue abaixo os comentários de Luciana do Psol no facebook

"Uma pergunta ao Bispo Prefeito Crivella: de que adianta blindar escolas se a menina assassinada estava do lado de fora, fazendo educação física? O Bispo quer que as crianças joguem basquete e realizem atividades recreativas somente dentro de salas blindadas, é isso? Vai custar caro isso, e não vai resolver (...)".

Na época que ela lançou este post fui questiona-la a respeito do assunto de forma a fazer um contraponto, no entanto, por não ter como contradizer meus questionamentos, Luciana do Psol simplesmente apagou meu diálogo e me bloqueou do facebook, comprovando ser ela mais uma ditadorazinha que não aceita opiniões contrárias o que é bem típico dos esquerdistas.

Já o vereador David Miranda do Psol criticou em seu facebook a iniciativa do prefeito de reforçar os muros e afirmou como solução para o caso de mortes por meio de bala perdida seria "ter coragem". Não sei o que este vereador quis dizer com isso e como isso evitaria as mortes, ainda mais quando lembramos o velho ditado "mais vale um covarde vivo, do que um corajoso morto", sendo certo que mesmo após ser indagado em seu facebook por um de seus seguidores quais seriam as propostas dele, o vereador se calou. 

Segue abaixo o comentário do vereador David Miranda que, como se percebe, já começa acusando a Polícia por todas as 182 mortes ocorridas neste ano, e desconsiderando que só neste ano mais de 50 Policiais do Rio foram assassinados.

"182 mortes por policiais só nos dois primeiros meses de 2017. Estado em operações de guerra em favelas do Rio. Mães que choram e solução de Crivella para a segurança pública é a blindagem de escolas? Isso é demagogia. Isso não é solução. O prefeito sabe que isso não funcionará. Não é ingenuidade, é falta de coragem de enfrentar esta guerra. É preciso ter coragem!"

Pois bem, a respeito das críticas realizadas pelos políticos Psolistas que se mostraram contra o reforço do muro, eu havia afirmado e continuo afirmando que deve ser incentivada toda ideia que vise diminuir as chances de vítimas nas favelas, pelo que se o prefeito propôs um muro a ideia deve ser apoiada, até porque um muro possui mais chances de deter uma bala de fuzil durante uma troca de tiros que uma agente social fazendo algum trabalho que foi a proposta lançada pela Luciana.

Ademais, questiono ainda os políticos do Psol qual seria o tipo de política pública que tanto falam que iria fazer os bandidos que moram em favelas se entregarem sem resistência para serem presos e pagarem por seus crimes ? E, que tipo de política pública evitaria o confronto do bandido que se recusar a se entregar ? Ou será que defendem que os bandidos não devem ser "perturbados" em seus territórios deixando a população a merce desses marginais ?

Afirmo que sempre houve e sempre haverá bandidos, não importa a política pública implementada, nem a condição social do marginal, pelo que sempre haverá o risco de confronto armado e a única coisa que evitará a bala é o fortalecimento do muro e não a virtude de coragem dos alunos que vão para a escola, dos pais que permitem seus filhos irem a escola que não resiste hoje a bala de fuzil e dos policiais que se arriscam para prender os marginais.

Acredito que só teria direito de reclamar da construção do muro quem não possui muro, cercas, nem trancas em suas casas e mora na favela, ou seja, ninguém do Brasil tem o direito de se opor a ideia do prefeito já que todos usam muros e trancas em suas residências. 

No que tange a política de segurança pública vale lembrar que quem manda na PM é o governador do estado, e não os prefeitos, não devendo se atribuir responsabilidade ao prefeito pelas operações policiais realizadas no estado.

Termino este breve texto dizendo que os muros já existem e que a prefeitura somente vai torna-los resistente a bala, sendo válido qualquer medida que evite morte, ou será que os psolistas preferem deixar do jeito que está, pois quanto mais estudantes morrerem melhor ?

Pierre Lourenço. Advogado.
Membro da Comissão da Igualdade Racial da OAB/PR.

Matéria - Jornal O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário