Translate

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

MINISTRO LUIS ROBERTO BARROSO E SEU TETO DE VIDRO.

Ontem no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) observamos mais um episódio indecoroso protagonizado pelos Ministros Luis Roberto Barroso e Gilmar Mendes do qual fugiram dos debates jurídicos e passaram a realizar hostilidades verbais.

Mas num dado momento o Ministro Barroso, com a intenção de denegrir o Ministro Gilmar Mendes criticou as últimas decisões que ele concedeu Habeas Corpus (HC) permitindo que alguns acusados de crimes de colarinho branco respondessem o processo em liberdade.

Todavia, o próprio Ministro Barroso já fez a mesma coisa em outras oportunidades, e o caso mais marcante foi a soltura do petista José Dirceu que já estava condenado, isto é, não cabia mais recurso.

Parece que seria melhor que o Ministro Barroso ficasse calado, pois quem tem teto de vidro não tem moral para atirar a pedra em alguém.

Por fim, o mais grave nas declarações do Ministro Barroso foi sua antecipação de julgamento com relação a todos os acusados de crimes de colarinho branco que estão sendo processados no STF, uma vez que ao questionar os HC deferidos pelo Ministro Gilmar Mendes dizendo – “… vossa Excelência tem com a leniência em relação com a criminalidade do colarinho branco”, ele está implicitamente dizendo que todos aqueles acusados, cujo processos ainda estão em andamento, são culpados. Isso é gravíssimo, pois até a sentença penal condenatória presumi-se a inocência, e isso o Ministro Barroso deveria saber bem, já que ele é um dos maiores defensores dos direitos humanos.

por Pierre Lourenço. Advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário