Translate

sábado, 10 de dezembro de 2016

COMO ESTARIAM HOJE OS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E O RIO GRANDE DO SUL SE A PEC 55 TIVESSE SIDO APROVADA HÁ UNS TRÊS ANOS?

Se algo semelhante a PEC 55, que trata do controle dos gastos públicos, tivesse sido aprovada há uns três anos no RJ e RS, estes estados não estariam quebrados, onde todos os recursos são gastos para o pagamento de servidores dos três poderes, pagamentos estes que para a "classe inferior" são realizados em parcelas e com atraso (policiais, operários, médicos e etc).

Agora pergunta-se que dinheiro a mais foi investido nesses estados endividados (RJ e RS) nos últimos anos em saúde e educação? Respondo. Nenhum, porque não tem dinheiro para nada ante a péssima gestão fiscal e administrativa de vários anos. Por outro lado, sendo implementada a PEC 55 se estará protegendo ao menos o teto mínimo para investir nestas áreas e evitará uma maior quebradeira desses estados e dos demais entes da federação.

Não há dúvidas que os protestos são orquestrados por um movimento político da esquerda que não possui nenhuma razão de ser, pois neste mesmo ano Dilma havia reduzido 10 bilhões do orçamento da educação; na campanha eleitoral de 2014 Dilma havia anunciado nas propagandas eleitorais a reforma do ensino com a redução de matérias; e, no mês passado os partidos de esquerda tentaram obstruir de todas as formas a liberação de verbas para o FIES e Enem, mas nenhum esquerdista protestou contra estas três medidas contra a educação realizadas pela Dilma e partidos de esquerdas. Por que será? Só é boa a medida quando feita por um membro da esquerda, caso contrário a medida é ruim?

Acredito que todos os cariocas e gaúchos deveriam defender a PEC 55, já que seus estados estão quebrados em decorrência do péssimo uso do dinheiro público, já que gastaram como se não houvesse amanhã. Seus recursos são utilizados basicamente para pagar funcionários públicos não sobrando dinheiro para nenhum outro investimento em prol da maioria da população.

INDAGO ENTÃO A POPULAÇÃO DESSES ESTADOS, COMO PODE PAGARMOS IMPOSTOS QUE APENAS SE REVERTERÃO PARA O PAGAMENTO DE SALÁRIO DOS SEUS SERVIDORES PÚBLICOS QUE CORRESPONDEM A UMA PEQUENA FRAÇÃO DA POPULAÇÃO, NÃO SOBRANDO VERBA NENHUMA PARA INVESTIR EM PROGRAMAS PARA A MAIORIA DA SOCIEDADE?
 
Pela triste experiência desses dois estados, toda a população deveria apoiar o controle rígido de gastos para se evitar a piora da crise, CRISE ESTA QUE SE NADA FOR FEITO PODE PIORAR MAIS AINDA.

Pierre Lourenço. Advogado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário