Translate

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

EMPREGO OU DIREITO TRABALHISTA?

Estamos vivendo dias difíceis que exigem escolhas mais difíceis ainda, posto que nenhuma das opções solucionará definitivamente os problemas, muito menos agradará a toda população. A proposta do governo de modificação de direitos trabalhistas é um dos temas de maior relevância no contexto atual, pois tem em seu bojo a modificação de direitos trabalhistas com a ideia de preservar os empregos e possibilitar a criação de novas vagas de trabalho.

Os brasileiros não estão acostumados a ceder direitos, mesmo que em prol de um bem maior, pois pensam apenas no dia de hoje sem se preocupar com o amanhã. Isso dificulta a criação de qualquer reforma que visa a reestruturação dos direitos trabalhistas e previdenciários, reformas essas que precisam ser feitas para permitir a criação de vagas de emprego e sobrevivência da previdência.

Contudo, muitos protestam contra a reforma trabalhista, pois não querem abrir mão de nenhum direito, o que me faz pensar nas seguintes indagações - Será o direito mais importante do que o emprego formal? Do que adianta ter o direito trabalhista se não tiver o emprego formal?

Acredito que aqueles que se opõem ferrenhamente a reforma trabalhista, é porque já estão empregados e acreditam que mesmo com a crise não tem a menor chance de serem demitidos. Por outro lado, acredito que para os mais de 20 milhões de brasileiros desempregados ou trabalhando na informalidade preferem o emprego formal aos direitos, uma vez que do que adianta o direito se não tiver o emprego que permitirá por a comida na mesa e pagar as contas do mês.

Pensando nestes mais de 20 milhões de desempregados que tem o dever de sustentar suas famílias penso que a reforma trabalhista deve ser feita, pois por mais amarga que seja ela possibilitará a manutenção das vagas atuais e permitirá a criação de novas vagas de emprego.

Pierre Lourenço. Advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário